A Importância da Assessoria de Comunicação

 


 

Cada vez mais, empresas e órgãos públicos demonstram interesse em manter uma excelente relação com seus públicos e os meios de comunicação de massa e consolidar uma boa imagem pública, tendo em vista que a instituição que apresenta imagem positiva tanto na mídia como entre os públicos diretos dá indícios de possuir uma boa gestão.

 

Os municípios capixabas, em sua maioria, não possuem departamento de comunicação, e a ausência de uma estrutura adequada compromete a gestão do processo de comunicação, pois pode gerar uma visão míope do processo, causando uma carência de informação, comprometendo a eficiência e até a imagem do município e do político.

 

As prefeituras podem contar com serviços de assessorias de comunicação para buscar não somente a ampla divulgação das ações da Administração Municipal, mas também tornar mais próxima e constante a relação dos gestores com a comunidade. Com isso, percebe-se a importância da implantação de um setor de assessoria de comunicação e/ou imprensa nas prefeituras. Esta decisão pode facilitar o acesso à imprensa, além de garantir o estabelecimento de formas de comunicação que atendam a necessidade do cidadão de conhecer o funcionamento e o trabalho deste órgão público.

 

"... o desafio da comunicação na instituição pública é aproximar seus serviços da sociedade”.

 


 

 

O papel da Assessoria de Comunicação

 

A equipe de comunicação integrada tem a missão de atuar como estrategista na elaboração de planos de comunicação abrangentes. Esses planos devem privilegiar uma comunicação eficiente não apenas junto à sociedade e à imprensa, mas posicionando as organizações de forma a estabelecer uma interlocução com ética e responsabilidade social, comprometida com os valores da sociedade junto aos seus mais diversos públicos.

 

Nesse sentido as organizações podem contar com a equipe de assessoria de comunicação, que podem desenvolver diversas ferramentas e soluções, como:

 

- Criação de um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos e externos);

 

- Elaboração de canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades;

 

- Apoio a eventos

 

- Arquivo de material jornalístico

 

- Atendimento à imprensa

 

- Criação e atualização de banco de dados

 

- Contatos estratégicos: administrativo, operacional e bom relacionamento com a imprensa

 

- Preparação de coletivas

 

- Produção de notas oficiais

 

- Sugestão de pauta (textos enviados à imprensa com notícia potencial)

 

- Portal na Web (atualização e inserção de notícias)

 

- Textos em geral (ofícios, convites e convênios)

 

- Produção de boletins: jornais/informativos, jornal eletrônico/digital, jornal mural

 

- Clipping (documentos, matérias, recortes e fotos sobre um determinado assunto)

 

- Elaboração do Plano de Gerenciamento de Crises

 

- Publieditorial: informe publicitário, matéria paga

 

- Elaboração e emissão de relatórios

 

“Um dos princípios relativos à comunicação pública é o dever do Estado de informar, promover o diálogo e a interatividade e o estímulo ao envolvimento do cidadão com as políticas públicas”.

 


 

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